quarta-feira, 23 de maio de 2007


A MÚSICA É UMA FESTA!
A estadia em Lisboa do passado fim de semana serviu também para outras “viagens”. Cumprindo o desafio, vistamos o Museu da Música e a exposição “No Tempo do Gira-Discos”. O museu, situado em plena estação de metro do Alto de Moinhos, é de acesso fácil, de rápida e interessante visita e, naquele sábado, de entrada gratuita devido às comemorações das Noite dos Museus. O museu apresenta na galeria permanente uma colecção recheada de instrumentos músicais desde violinos a pianos, passando por intrumentos de sopro e um conjunto magníficos de violas e afins. Pena que alguns deles não sejam acompanhados por mais informação e até uma simples legenda identificativa, como notoriamente faltavam na colecção de pianos de cauda... Mas estes reparos são já defeito profissional. Quanto à exposição de discos, ela está dividada por grupos, épocas e tendências num total aproximado de 200 discos. Para aficcionados, como nós, do vinil, a sequência de capas e artistas é um contínuo motivo de sorriso. Os penteados, as poses, o design e os duetos deconhecidos (Marco Paulo e Simone de Oliveira em "Tu Só Tu" (EP, Decca, 1967)! Sem ser uma retrospectiva exaustiva, a exposição baseia muita da informação numa publicação a surgir em breve chamada Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, que será um marco na historiografia da música portuguesa. Estão também disponiveis alguns quiosques mp3 com alguns dos temas prontos a ser ouvidos, desde Aquilino Ribeiro a ler o seu “Malhadinhas” ou o Carlos Mendes a cantar a eterna “Festa da Vida”. A vida é uma festa... soube mesmo bem!
Carlos Mendes – “Festa da Vida” (Eurovison 1972)

5 comentários:

Anónimo disse...

"Diz o roto ao nu": falta mais informação e até umas simples legendas identificativas... - É o que faz a vida funcionar em círculo! Mas é assim (passando para o papel do visitante) que se aprende, não é?

José Miguel Neves disse...

...já para não falar na falta de um simples folheto ou catálogo da exposição! Aonde é que eu já vi isto?

José Miguel Neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Mas ao menos tem um bilhete todo catita; já no sítio que nós sabemos, os bilhetes são sempre iguais, e sempre feios...

José Miguel Neves disse...

"Aquilo" não é um bilhete mas sim um flyer(?) que apanhei na Net. O museu da música não tinha bilhetes naquele dia... era de borla! O tal sítio do costume agora nem bilhetes tem!