terça-feira, 9 de abril de 2019

COLIN STETSON, GNRation, Braga, 7 de Abril de 2019

A fama de Colin Stetson assenta, dizem, na longínqua e diversa colaboração com o mundo do rock, de Bon Iver a Arcade Fire passando por David Byrne e, caramba, Tom Waits e num nada habitual recurso do saxofone-baixo e outros inusitados metais que aprendeu a soprar como ninguém. Estes cartões de visita até que podem ajudar ao curriculum mas Stetson vale muito mais por mérito próprio em mais de uma dezena de discos de originais, o último dos quais "All This I Do For Glory" foi o motivo para o concerto de final de tarde em Braga.

Sendo esse o primeiro trabalho auto-produzido numa já longa carreira mas donde foram excluídos loops ou overdubs, a apresentação em solitário sugeria ser a oportunidade perfeita para um teste a três dimensões à sua música densa e visceral. Alternando o tal enorme saxofone baixo com um clarinete contrabaixo e um outro saxofone, o alto, Stetson prendeu-nos a todos a um limiar sonoro de voltagem elevada e continua enquadrado pela perfeição da sala na sua dimensão, cor e moldura humana.
   
A proximidade do palco cedo permitiu perceber a exigente técnica de respiração que Stetson desenvolveu e aprimorou, um inalar e exalar de fazer literalmente revirar os olhos, os dele e os nossos, o que atendendo ao peso e destreza implícita ao manobrar e soar dos instrumentos eleva a perfomance a um nível atlético exigente e colossal só possível com uma dedicação e treino de alta intensidade! Sem dúvida, um dos melhores concertos de fim de tarde indoor a que tivemos a felicidade de assistir em muito tempo e, certamente, um dos mais supremos do ano.

Sem comentários: