segunda-feira, 22 de abril de 2019

PREFAB SPROUT ACÚSTICO!





















O nosso prognóstico dourado quanto ao corrente ano para os Prefab Sprout tem agora ainda mais um lustre - a edição da versão acústica de oito das canções do disco "Steve McQueen" no passado Record Store Day rapidamente se tornou numa peça de colecção cobiçada! Os mil exemplares de vinil pesado disponibilizados desaparecerem de circulação em todas as lojas e nas plataformas online havendo já petições para uma nova reimpressão enquanto os preços de revenda começam a chegar num ápice aos três dígitos.

A audição destas versões estava somente disponível como segundo disco em formato CD da edição "Legacy" datada de 2007, uma colecção à guitarra e pouco mais que o próprio Paddy McAloon registou propositadamente no verão de 2006 com a ajuda do produtor Calum Malcom e com o nada inocente propósito de destapar e reinventar os originais produzidos por Thomas Dolby em 1985.

Na capa é por isso ele que aparece sozinho sentado na mesma Triumph que serviu de adereço à imagem colectiva do disco original obtida por John Warwick, uma homenagem ao próprio Steve McQueen e à sua paixão por motorizadas dessa marca inglesa eternizada no filme "The Great Escape" de 1963. A utilização do nome do famoso actor despertou na altura alguma confusão legal com a família, levando a que o álbum nos E.U.A. acabasse por receber o título de "Two Wheels Good ", referência sarcástica ao livro "1984" de George Orwell. À fotografia a preto e branco, certamente obtida na mesma sessão, foram agora acrescentadas algumas cores, repetindo-se desta forma um procedimento artístico manual usado em 1987. Trata-se de um dos poucos aperfeiçoamentos promocionais utilizados já que às canções acústicas não foram dados quaisquer retoques.

Há, como seria de esperar, dislates e desilusões ("When Loves Break Down") e também boas surpresas e preciosidades e que são, no nosso caso e desde que as ouvimos pela primeira vez, as que abaixo elegemos sem contemplações...






Sem comentários: