quarta-feira, 8 de setembro de 2021

PETER BRODERICK, É SÓ SUMO!






















O excelente álbum "Blackberry" de Peter Broderick editado o ano transacto continua florido e a dar fruto. Para além das canções, o disco motivou distracções com videos pedagógicos em como aproveitar a planta da amora em oito partes ("The Blackberry Diaries") ou a receita de um novo cocktail de banda sonora remisturada por um fã argentino ("Blackberry Sunrise"). Tudo para enganar, certamente, o verão atípico e agrilhoado de 2020, constatação traduzida mais a sério numa nova/velha canção precisamente chamada "A Year Without Summer", tema descoberto num livro de 1969 pertencente a Shel Silversteen, escritor, poeta e também compositor americano falecido em 1999. Editada em Dezembro passado, continua a ser validada pela cor parda do corrente verão. 

Mas há mais sumo. Aproxima-se um EP com material diverso, a saber, duas partes do tema "What Happened To Your Heart" refeitas pelos Bing & Ruth comandados pelo pianista David Moore, o inédito "Some People Don't Have Gonads" e a tal "A Year Without Summer". A surpresa é a inclusão da faixa de vinte e dois minutos "The Wind That Shakes The Bramble" que acaba a dar título à novidade e com publicação prevista na Erased Tapes já na próxima sexta-feira. 

Trata-se de uma odisseia ambiental com intenções meditativas que retoma uma antiga balada com o mesmo nome de meados do séc. XIX da autoria de Robert Dwyer Joyce, poeta irlandês nascido em Limerick, evocação sonora sobre a resiliência do povo irlandês perante a opressão britânica que inspirou o filme estreado em 2006. Há já um pedacinho sumarento para ouvir no site da editora...


Sem comentários: