domingo, 25 de setembro de 2022

HOUSE PLANTS + THE DUCKS LTD., Ferro Bar, Porto, 22 de Setembro de 2022

Os Hause Plants, banda liderada pelo lisboeta Guilherme Correia, são um projecto de pulsão frenética indisfarçável e onde a pop é robustecida pelo freio das guitarras a um limite que o pós-punk vitaliza. O palco do bar portuense, não sendo tecnicamente o mais apurado para se notarem nos pormenores, foi certamente o ideal para aclarar e acelerar virtudes de um caminho ainda jovem e prometedor que faz dos concertos ao vivo um teste de avaliação sazonal decisivo no cimentar de um qualquer percurso artístico. O da noite de quinta-feira, não deixando de ser mais uma experiência, pode ser classificado com um bom com distinção!

 

Respondendo ao convite dos Hause Plants para tocarem em Portugal, os canadianos Ducks Ltd. aceitaram de imediato a cortesia e incluíram uma passagem dupla em estreia nacional. No Porto, confirmaram os créditos obtidos essencialmente com o álbum de estreia "Modern Fiction" de 2021, onde um dito jangle-pop, isto é, um indie de nítida camada revivalista onde os anos 80 e, particularmente, as sonoridades inglesas dessa década, se faz notar com gosto. 

Na sala granítica do bar da Invicta, espaço que apesar do adiantado da hora se mostrou bem preenchido, ao fim de trinta minutos o quarteto tinha já desfilado quase uma dezena de canções, um corrupio inatacável na sequência, execução e consistência bem recebidas e assimiladas pela plateia já conhecedora das letras de muitos dos temas. A boa disposição de Tom Mcgreevy, o vocalista, foi só a confirmação que a fruição dos dois lados da contenda resultou num concerto na hora certa e, apesar das limitações técnicas e acústicas, no local certo, culminado com uma versão arrebatadora dos Jesus And Mary Chain. Cabeça erguida!

Sem comentários: