segunda-feira, 20 de novembro de 2023

AMARO FREITAS, IMERSÃO NATURAL!















O dotado pianista brasileiro Amaro Freitas lançará em Março próximo o terceiro álbum de originais de nome "Y'Y", o que traduzido do dialecto Sateré Mawé (um código ancestral indígena) significa "Água ou Rio". O trabalho é uma homenagem à floresta da Amazónia e aos rios do Norte do Brasil, bem como ao poder dos espíritos encantados que "habitam" essas dádivas da natureza. 

Para a respectiva capa foi escolhida uma fotografia sub-aquática obtida no Rio Negro em Manaus, onde Freitas, mesmo sem saber nadar, imergiu perante a sensibilidade do fotógrafo Hélder Tavares, tempos de reencontro com um outro Brasil que foi percorrendo nos últimos quatro anos e que o convenceu ainda mais sobre a importância da preservação ambiental como resposta urgente às mudanças drásticas do clima. 

Essa expressão respeitosa obteve uma abordagem diferenciada nos dois lados do disco: no A, uma conexão sonora com a terra e a sua ancestralidade com ajudas de músicos que foi conhecendo em tournées fora do Brasil como Hamid Drake na bateria, Shabaka Hutchings na flauta e Aniel Someillan no baixo (por exemplo, no tema de avanço "Encantados", vide abaixo) e onde consta a mais antiga e magistral peça "Dança dos Martelos" já anteriormente apresentada ao vivo; no lado B, uma assumida prova da permeabilidade do novo black jazz vanguardista onde colabora o guitarrista Jeff Parker ("Mar da Cirandeiras") e a harpista fabulosa Brandee Younger ("Gloriosa"), tema que encerra o álbum. As novas texturas são ainda resultado de uma inspiração no piano de John Cage e na percussão de Naná Vasconcellos ("Viva Naná" é nome de um dos temas). 

O registo foi realizado nos estúdios Carranca de Recife e no Maxine Studio de Milão en Itália, com acertos posteriores em Los Angeles e Brooklyn, numa produção do próprio e de Lercio Costa e Vinicius Barros Aquino. Terá etiqueta da Psychic Holtline americana e previsível digressão pela Europa que se sabe chegará a Lisboa no dia 22 de Março no âmbito do novo festival Belém Soundcheck do CCB e que se espera, e deseja, alcance por essa altura subidas a outros palcos do país.


Sem comentários: