sexta-feira, 12 de outubro de 2007


VASCULHAR #8
Nas tais deambulações à procura de gravações vinílicas surgem, amíude, alguns ovnis! Este single gravado em Portugal em 1983 pertence a um grupo chamado ETTA e foi fabricado e distribuído pela Rádio Triunfo. A capa da autoria de uma tal Amável Anastácio é, desde logo, a razão pela qual o disquinho não nos passou despercebido no meio de centenas de outros singles. A fotografia de quatro homens de t-shirts pretas de manga cavada, todos de fitas pretas no braço esquerdo e com a cabeça tapada por um carapuço negro à la terrorista, impressiona e pode até assustar. Agora, o verdadeiro susto é mesmo a música! São autores um tal Eduardo Anastácio (irmão do disigner da capa?) e Pedro Martins, com notórias guitarras de influência Fisher-Z, uns sintetizadores bem vincados e uma voz típica de qualquer banda portuguesa incluida no boom do chamado rock português, ou seja, de tom irritado... Verdadeiras pérolas são ainda as letras dos dois temas do single. Tivemos a canseira de, quanto possível, as (tentar) reproduzir...

Lado 1
JUNTOS ADJUNTOS
Franqueiam a porta à existência
Alienam a clara decadência
Fogem ao credo envelhecido
Para construirem um clã (?) proibido
À custa do fogo e de cedência

Acabam a viver juntos
Cheios de reflexos adjuntos
Da querida amiga e amante
Só da cintura à fundura
Satisfação distante
Hoje acreditam em máquinas (?)
Na virgem desvirginada
(repete)

Lado 2
ETTAFASE
Fizeste travado (?) em mim
E não me quiseste
Disseste que era um miudo
E eu não te moleste

Agora que eu já não te quero
Já cresci, uso bigode, tenho salero
Naaa, naaa, naaa

Tens esperado por mim,
Ficaste admirada
Como esta foi a semente
Ficou transformada em jasmim
Mas já não te quero para mim
(repete)

Dois verdadeiros momentos zen, injustamente desconhecidos e que deviam merecer uma edição especial do Laboratolarilolela do Nuno Markl na Antena3. G'andes malucos! Queremos (saber) mais...

Sem comentários: