terça-feira, 22 de setembro de 2009

THE RAKES + EBONY BONES, Clubbing, Casa da Música, 18 de Setembro de 2009


O primeiro clubbing da rentrée prometia muito, mas a dose dupla mostrou-se um pouco requentada. Os Rakes, detentores de algumas canções potentes, mostraram-se algo descuidados, sinónimo de que nem sempre uma aparente informalidade resulta… Ao fim de quatro ou cinco temas, já dois dos seus melhores e agitadores temas tinham animado as hostes (a saber, “We Danced Together” e “22 Grand Job”) e o concerto não mais levantou voo. A irritante postura de Alan Donahoe, vocalista em velocidade automática e sem piada, também não ajudou, embora ao colectivo não possam ser apontados grandes defeitos. Guitarras ao alto, baixo (nem sempre) ritmado, e pronto, mais uma banda da recente onda inglesa que muito prometia e que, ao vivo, deixa um travo de desilusão. Visto!
Segue-se Ebony Bones e a sua troupe colorida. Para quem, como nós, assistiu à sua curta, mas intensa, estreia portuguesa no Theatro Circo em Fevereiro do ano passado, a surpresa não foi muita. Nota-se, agora, um menor nervosismo e um maior entrosamento, pechas que a própria Bones admitiu quando se referiu a essa experiência minhota. Soaram bem alto temas do disco de estreia “Bone of My Bones”, resultado de um esforço e dedicação dignas de registo, num trabalho inteiramente escrito, arranjado e produzido pela artista. Acresce o desenho das roupas e restante decoração de todo o live-act, perfomance que Bones comandou efusivamente para gáudio da plateia, local para onde saltou logo à primeira oportunidade. Uma festa frenética que teve na versão surpresa de “Another Brick in the Wall” (Pink Floyd) uma cereja em cima do bolo. Em tempos incaracterísticos no que à música diz respeito, este é um verdadeiro case-studie e que em 2010 ainda promete mais surpresas.


Nota: não há fotografias dos Rakes devido à intensidade "policial" exercida, irritantemente, pela zeladora segurança da CDM, supervisão que milagrosamente desapareceu durante o concerto de Ebony Bones! Incongruências...

Sem comentários: