quarta-feira, 2 de setembro de 2009

UM NOVO SYLVIAN PARA O OUTONO


O mestre David Sylvian tem um disco novo, o que é sempre uma óptima notícia. Chama-se “Manafon” e foi gravado em diversas sessões desde 2004 até final de 2008. Como sempre, Sylvian não tem pressas nem sofre pressões mediáticas, pesquisando novos caminhos, reunindo-se, para o efeito, com músicos de diversas correntes e paragens. No mais recente álbum, por exemplo, colaboram, entre outros, membros do grupo austríaco Polwechsel e um quarteto avant-garde japonês.
Na entrevista à revista Wire deste mês, transparece a habitual descrição e humildade de um artista multifacetado, de espírito aberto, mas de forte determinação e corência. Reconhecendo as diferenças com o disco anterior, classifica “Manafon” como uma “sister piece” desse “Blemish” (2003), mas sugere uma maior dose de improvisação e tonalidades.
Paralelamente, foi criado um filme em DVD, que acompanhará a edição limitada do álbum, e terá estreia londrina no próximo dia 14. Chamado “Amplified Gesture”, o documento, produzido pelo próprio Sylvian e realizado por Phil Hopkins, pretende apresentar as opiniões e conceitos dos diversos músicos envolvidos no projecto e apresenta gravações de parte das sessões entretanto realizadas. Por aqui fica uma das novas canções num vídeo promocional concebido pelo japonês Hiraki Sawa.


1 comentário:

Shumway disse...

Cá o aguardamos impacientemente.

Abraço