terça-feira, 28 de dezembro de 2021

BEACH FOSSILS, A ATRACÇÃO DO PIANO!





















Os norte-americanos Beach Fossils podem não ser o expoente da lo-fi pop mas sempre lhes demos alguma atenção, não tanta como a que dispensamos aos parceiros Wild Nothing. A juntá-los, para além da mesma editora Captured Tracks durante alguns anos, há uma amizade antiga entre Dustin Payseur e Jack Tatum, colaborando em discos alheios, fazendo versões trocadas ou digressões conjuntas, como a que estava prevista para 2020 comemorativa do décimo aniversário dos álbuns de estreia das duas bandas mas adiada sem previsão. 

O que fazer, então? O gosto de Payseur pelo jazz, música que ouviu em casa em dose redobrada rodando clássicos de Lester Young, Chet Baker, Bill Evans ou Coleman Hawkins e centrando a atenção nos momentos de lentidão, permitiu-lhe inspiração e tempo para concretizar um sonho antigo - um disco de jazz que reverteu oito canções dos Fossils em baladas descomprometidas que o piano comanda com distinção. Na ajuda estiveram uma série de amigos, nomeadamente Thomas Gardner, antigo baterista e compositor da banda saído em 2017, que toca contrabaixo, saxofone e o belo do piano. 

É esse "The Other Side of Life: Piano Ballads", saído em Novembro, a que temos dado atenção involuntária e que tem funcionado da melhor forma como sustento cool e nostálgico para o correr das horas destes dias afunilados de estranheza. Insistência recomendada!


Sem comentários: