sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

SINGLES #51





















FRANK SINATRA Chante Noël 
The Little Drummer Boy / An Old Fashioned Christmas 
Go Tell It On the Mountain / I Heard The Bells on Christmas Day 
França: Reprise/Vogue RVEP 60061, 1964 
A insistência num segundo EP da série "Frank Sinatra Chante Noël" passados meia dúzia de anos é propositada. Se o anterior incidiu num destaque ao tema "Whatever Happenned To Christmas?" pleno de nostalgia natalícia, neste exemplar mais antigo há entre as quatro canções uma outra que se aproxima, por oposição, dos tempos estranhos que vivemos e da urgência de um regresso à normalidade.

Para além do mais que clássico "The Little Drummer Boy", um dueto com Bing Crosby em "Go Tell It On The Mountain" e de "I Heard The Bells on Christmas Day" é "An Old Fashioned Christmas" o melhor dos momentos e onde a orquestra de Fred Waring & The Pennsylvanians envolve aquela voz irresistível de charme e conforto.  Fez parte do álbum "12 Songs of Christmas" editado precisamente em 1964 e foi escrito por Sammy Cahan e Jimmy Van Heusen, compositores americanos já na época prestigiados e galardoados. Cahan, por exemplo, foi também quem compôs "Let it Snow! Let it Snow! Let it Snow!" (1945).

A lírica remete para a tarde de hoje onde a nossa/vossa mãe não saía da cozinha enquanto aguardávamos em pulgas a chegada dos primos, tios e tias carregados de prendas, das brincadeiras que se seguiam e das risadas contínuas. Mesmo sem a neve que a imagem da capa do disco evoca, uma raridade tendo em conta que a figura de Sinatra está ausente, não havia frio ou chuva que arrefecesse abraços e beijos, um calor humano perfumado pelo cheiro a rabanadas e canela. Agora é o do antisséptico álcool gel...  


Sem comentários: