Com a chegada da pandemia ao Japão e o consequente confinamento, Ryuichi Sakamoto foi dos primeiros a ajudar a ganhar forças colectivas - a 2 de Abril de 2020 decidiu emitir online um concerto ao piano como apoio e incentivo, um regresso aos concertos a solo no país que já não acontecia desde 2013 mas onde contou com a colaboração de Hidejiro Honjoh, mestre do shamisen, um género banjo tradicional japonês. O evento tem disponibilidade permanente arquivada no youtube.
O procedimento haveria de repetir-se a 12 de Dezembro seguinte a partir do seu estúdio de Tóquio mas foi prometido, depois de definido um acesso pago e condicionado, não proceder a nenhum registo para visualização posterior talvez por haver já uma intenção, que agora se confirma, em editar o momento em disco. Com o nome de "Playing the Piano 12122020", do alinhamento fazem parte quinze peças, entre as quais as consagradas "Merry Christmas Mr. Lawrence" ou "The Last Emperor", uma improvisação final e ainda um tema inédito escrito para "The Art Box Project 2020", plano arrojado e de curadoria própria desenvolvido também em 2020 e que contempla sete discos analógicos produzidos nesse período para serem revelados como objecto artístico. Da impressionante peça foram concebidas trezentas unidades ao preço aproximado de 1600€!
Voltando ao álbum agora saído e de que há versão em vinil a esgotar, o único tema que conseguimos transportar para este post chama-se "Aqua" e foi incluído em Outubro passado na colectânea de música ambiental "@0" a cargo dos ingleses Coldcut que junta, entre outras, contribuições inéditas dos próprios mas também de Julianna Barwick, Sigur Rös ou A Winged Victory For The Sullen. O projecto tem finalidades solidárias assumidas pela editora Ninja Tune em transformar 50% dos lucros em ajuda às organizações CALM (Campaign Against Living Miserably), Mind e Black Minds Matter.
Sem comentários:
Enviar um comentário