terça-feira, 17 de outubro de 2023

JEFF TWEEDY E O AMADO BILL FAY!

O mágico Bill Fay fez oitenta anos no mês passado e para o celebrar foi oficialmente publicada uma versão de "Filled With Wonder Again", original incluído no álbum "Countless Branches" de 2020, a cargo do fã e amigo Jeff Tweedy. A cover foi registada logo em Fevereiro desse ano no estúdio The Loft de Chicago com o filho Spencer Tweedy na bateria, assumindo Jeff, para além da guitarra, o baixo e o melotron. 

Trata-se de mais notável tributo a juntar aos quatro já, entretanto, saídos na editora Dead Oceans en 2021 (Steve Gunn e Kevin Morby) e 2022 (Julia Jacklin e Mary Lattimore) e que mereceram pequenas rodelas de vinil, o que se espera aconteça também com a esta nova maravilha no modo habitual (original e versão, uma de cada lado do 7").


 

Tweedy nunca escondeu o seu amor pela música de Fay, sugerindo-a como projectada num laboratório para se apaixonar, chegando a incluir "Be Not So Fearful" (1970) no alinhamento de concertos dos Wilco na digressão de 2007, tema que seria interpretado ao vivo e a meias pelo menos duas vezes em Londres - no Shepard's Bush Empire no mesmo ano e na Union Chapel três anos depois. Aquando da pandemia, a canção seria ainda eleita para um dos muitos episódios caseiros da família Tweedy... 

Fay, por seu turno, haveria de escolher "Jesus, Etc.", clássico dos Wilco escrito pelo malogrado Jay Bennett e Jeff Tweedy para o disco "Yankee Hotel Foxtrot" de 2002, como uma das canções do seu espantoso regresso de 2012 com "Life Is People" e onde não se disfarçou um dueto "so wilco" com Tweedy no tema "This World". Um mundo!


Sem comentários: