Depois viajaram para fora da capital, penetrando alto nas montanhas e nas aldeias campestres, para se inteiraram e apaixonaram pela música e cultura folk local e recrutarem aliados para a aventura distribuindo flyers.
O resultado foi impactante!
Numa semana formou-se, então, uma The Makedonium Band que criou uma perfomance espectacular que, nas palavras da banda dinamarquesa, "é um lembrete caloroso e aventureiro do poder unificador e da natureza inovadora da música". A recompensa artística e humana obtida atingiu um patamar memorável que tem documentário finalizado da responsabilidade de Andreas Johnsen, realizador amigo que ficou conhecido pelo filme "Ai Weiwei The Fake Case" (2013) que conta a vida do artista e activista chinês.
Em Março estão marcadas duas noites (18 e 23) no DR Koncerthuset de Copenhaga para receber os músicos macedónios participantes, o que em cima do palco se traduzirá em quase trinta pessoas em acção. Antes e em dezoito projecções, o filme passará em grandes ecrãs de diversas cidades dinamarquesas, havendo abertura e interesse para que outras capitais europeias tenham também, ao longo do ano, a sorte de o ver e apreciar. O design sonoro da película é da responsabilidade da portuguesa Diana Queirós.
Este não é o primeiro, nem certamente o último, projecto em que os Efterklang desafiam comunidades locais ou famílias a participarem em concertos, destacando-se o excelente "An Island" de 2010 captado por Vicent Moon numa ilha dinamarquesa, onde tocaram com mais de duzentos músicos em quatro dias! A 4AD mantêm o documentário na íntegra online.