sábado, 14 de novembro de 2020

EL PERRO DEL MAR, A MULTI-ARTISTA!


















A sueca Sarah Assbring, auto-baptizada como El Perro Del Mar desde 2003, é uma daquelas artistas a que não se pode perder o rasto. Jogando sempre na inovação e na inquietação como postura fundamental de acção multidimensional, foi em Maio passado convidada a, sozinha, percorrer e absorver o Museu de Arte Moderna de Estcolmo, enquanto o espaço esteve encerrado ao público devido à pandemia, para compôr novos temas literalmente pela e para colecção de arte e que depois apresentou numa sessão à distância que podem confirmar no registo abaixo. 

O contexto de inspiração recebeu o nome de "Free Land" e prolongou-se a um estúdio profissional resultante num novo álbum/EP com o mesmo nome a editar em breve (20 de Novembro) e que aborda a (des)contrução, a persistência e a resistência ao mundo ultra-comercial em que vivemos pela liberdade criativa e de expressão. Um dos temas é uma cover de "Alone in Halls" dos Black Sabbath com a participação de Blood Orange, estando já disponível um primeiro avanço oficial, enorme, de nome "Dreamers Change the World!" cujo video recebeu comando de estilo e de realização da amiga Nicole Walker e onde, às paisagens deslumbrantes, se junta um guarda-roupa Balenciaga. Um exclusivo em vinil está disponível no seu Bandcamp

Na oportunidade, não podemos deixar de destacar duas outras grandes canções, entretanto, publicadas antes deste novo trabalho: "The Bells" do mês passado e destinado a, num grande ecrã, resultar numa canção de amor e "Please Stay", versão de Burt Bacharah já com mais de um ano, mas sem prazo de validade, e que nessa altura fez parte de uma perfomance de dança no Royal Dramatic Theatre de Estocolmo. Notável!




Sem comentários: