de Kurt Walker. Canadá, curta metragem, 2022
Canal 180, Portugal, 26 de Julho de 2023
Quando em 2014 se deu a conhecer um tal de Lewis como autor de um disco esquecido nos anos oitenta que recebeu o título de "L' Amour", tudo parecia indiciar mais um daqueles fenómenos da era digital que se espalha sem razão aparente ou uma explicação lógica. Certo é que a procura por outros discos que se sabiam gravados e por mais pormenores biográficos motivou, mesmo assim, poucos avanços na obtenção de informações - o que se sabe está no que a Wikipedia disponibiliza - e que até hoje estão longe de uma confirmação efectiva e credível sobre o personagem canadiano, a sua localização ou até a sua existência terrena. Um mito que, obviamente, permite uma série de especulações e ficções mas que não podem esconder, pelo contrário, o mais importante - a beleza e eternidade das canções!
Pegando no tema que abre, maravilhosamente, o referido álbum, o realizador Kurt Walker escreveu e filmou uma curta metragem que rodou por alguns festivais especializados em 2022, incluindo o Curtas de Vila do Conde, dando imagens a uma história soprada em dezassete minutos maioritariamente a preto e branco de sublime carregado e contraste mas onde a cor acaba também por emergir, forte. Notam-se os pormenores cuidadosamente colocados na narrativa captada no Canadá - o Mercedes descapotável branco, o apartamento de mobília branca, a beleza modelo da namorada ou a sessão fotográfica, tudo encadeado numa sofisticação assumida e intercalada por mensagens de texto alusivas ao chamado mito romântico.
Ouve-se, contudo, pouca da música sobre a história de amor a que a colagem visual alude, um propósito adiado até ao genérico solar do final, como que forçando o espectador a notar a força nostálgica da canção, prolongando misteriosamente a quimera. Uma pérola!
Sem comentários:
Enviar um comentário