quinta-feira, 6 de julho de 2023

JALEN NGONDA, SOUL MODERNA!





















O nome de Jalen Ngonda começou a rodar literalmente pela Daptone Records em Outubro passado com um primeiro 7" de vinil onde se plasmaram "Just Like You Used To" e "What A Difference She Made", duas malhas soul de diferentes ritmos mas de envolvente apelo e, caramba, a lembrar tantos e tantos clássicos na voz de Marvin Gaye. Ngonda, contudo, há mais de seis anos que se deu a auto-conhecer com outras canções de alguma verdura mas, desde logo, irresistíveis...  Há, então e desde os catorze anos, uma veia compositora que não mais secou e que se confessa balanceada entre os The Beatles e os Beach Boys mas que teve sementeira nos hinos da Motown de que o pai, uns anos antes, lhe tinha ensinado a gostar nos arredores da natalícia cidade de Washington. 

É esta dita soul moderna de travo clássico e de imitação não intencional, que a Daptone não dispensou integrar na família, oferecendo a Jalen as condições para um registo de longa-duração cujo processo se iniciou antes da chegada da pandemia e que, condicionado mas motivante, foi crescendo aos poucos no Hive Mind Studios de Brooklyn, Nova Iorque, com a ajuda de Mike Buckley e Vincent Chiarito, músicos e arranjadores dos ex-Charles Bradley's Extraordinaires e a que se juntou uma lista de diversos instrumentistas da própria editora. 

O resultado é “Come Around And Love Me” com edição prevista para Setembro, altura de uma digressão pelos Estados Unidos mas há datas ao vivo já a partir de sábado, 8 de Julho, por alguns países europeus e que aportará a Inglaterra, onde Jalen agora reside, em Novembro. Obrigatório não lhe perder o rasto! 




Sem comentários: