terça-feira, 11 de julho de 2023

NO MUNDO DOS SPARKLEHORSE!





















Com a morte, por suicídio, de Mark Linkous em 2010, esvaziou-se um legado sonoro de extraordinário teor e profundidade que os Sparklehorse sempre souberam preservar. Contudo, esse património foi logo devidamente cuidado e apurado pelo seu irmão Matt, o que resultará, mais de uma década depois, em "Bird Machine", um álbum inédito que a Anti-Records publicará em Setembro próximo e onde estarão reunidas catorze canções. 

Na carreira de Mark Linkous houve várias colaborações, e em diversos estúdios, com outros talentos como Vic Chesnutt, Daniel Johnston, Tom Waits, Danger Mouse ou David Lynch mas, a maioria das vezes, o seu labor de composição foi realizado no estúdio caseiro Static King na Carolina do Norte, onde, assumidamente, solitário tocava e gravava a totalidade dos instrumentos. 

Mesmo assim, alguns dos inéditos necessitaram agora de complemento instrumental e vocal, enquanto outros, já perto da finalização, receberam apenas uma masterização cuidada. Nesta sempre difícil tarefa de "mexer" em tamanho tesouro de um perfeccionista, Matt obteve a ajuda de Bryan Hoffa, especialista em preservação de som da Library of Congress americana e também do produtor Joel Hamilton. 

São já dois, então, os temas que se podem ouvir como resultado desse trabalho - "It Will Never Stop" e "The Scull of Lucia" que conta com a harmonia vocal de Jason Lytle aka Grandaddy, uma das canções que nos transporta, de imediato, para esse mundo fascinante dos eternos Sparklehorse. 


Sem comentários: