quarta-feira, 17 de abril de 2024

JAKE XERXES FUSSELL, TRADIÇÃO REINVENTADA!












O nome Jake Xerxes Fussell pode até ser nada fácil de pronunciar mas o norte-americano é mesmo um caso de imediato reconhecimento sempre que uma das suas canções se dá a ouvir. A onda folk e blues que aplica à maioria delas tem acento numa tradição Southern que ganhou, no nosso caso, expressão de vício com "Good and Green Again", um dos melhores discos de 2022. Temos a sensação que outra maravilha se aproxima sem contemplações... 

A certeza têm como fonte confirmada o tema "Going to Georgia", um tradicional americano que Fussell aprendeu em várias versões e variações e que decidiu registar à sua maneira para o álbum de regresso "When I'm Called" agendado para Julho e que marcará a estreia na Fat Possum Records. Coincidência, o músico guitarrista nasceu em Columbus, Georgia, em 1981, residindo agora em Durham, Carolina do Norte. 

No novo trabalho reúnem-se uma série de colaborações amigas como, entre outras, a de Blake Mills que toca guitarra em "Going to Georgia" e ainda em outros dois temas ("Cuckoo" e "Gone to Hilo") e a de Joan Shelley que empresta a voz no referido "Cuckoo". O acento é mesmo uma revisitação à música tradicional com produção de James Elkington, o mesmo do anterior "Good and Green Again", numa jornada que promete, por si só, uma admirável reinvenção, embebida desde jovem, da música tradicional americana. 

Sem comentários: