terça-feira, 16 de abril de 2024

BELLE & SEBASTIAN, DOENÇA DAS CANÇÕES!

Os Belle & Sebastian estão a falhar - ainda não há notícias de um novo álbum em 2024, o que fecharia o triângulo começado em 2022 com "A Bit of Previous" e que foi logo continuado com "Late Devellopers" em 2023. Mas já há sinais. 

Saiu hoje o novo single "What Happened To You, Son?" como presente cortês pelo início da digressão pela América do Norte que terá início para a semana e se alongará até ao final de Maio, tournée que só agora se concretizará depois do adiamento motivado por doença do vocalista Stuart Murdoch. Por lá e na abertura dos vinte e um concertos previstos, terão a companhia recomendada de The Weather Station e Haley Heynderickx. 

A nova canção conta a história de um fã obsessivo dos seus ídolos musicais, uma inspiração biográfica na juventude de Stuart Murdoch situada em muitas bandas dos anos 80, mania que o próprio admite agora não ter sido nada salutar, atendendo a que muitos delas acabaram por mudar no estilo e na atitude inicial de humildade. 

Atendendo a que Murdoch publicará em Setembro a sua estreia em forma de romance com o título de "Nobody's Empre" através da editora Faber, talvez aí se encontrem razões mais que suficientes para a composição de outros inéditos. O enredo do livro, em formato de memória e ficção, vagueia entre Glasgow e a Califórnia e situa-se nos primeiros anos dos anos 90, onde o personagem principal se tenta reinventar depois de uma hospitalização motivada pelo síndroma de fadiga crónica. 

Murdoch confessou, a este propósito, que anda há anos a cantar sobre o assunto, já que enquanto frequentava a universidade contraiu precisamente esta doença medicamente designada por encefalomielite miálgica. Também o filme "God Help the Girl", que realizou em 2014 inspirado pelo álbum/banda com o mesmo nome (2009), faz uma abordagem ao mesmo tema, em que a protagonista Eve é vítima da doença que a mantém no hospital, começando, então, a compor canções como passatempo e a sonhar com a formação de uma banda...

Sem comentários: