quarta-feira, 3 de novembro de 2021

PVC - PORTO VINIL CIRCUITO #28






















Esticando um pouco o circuito até Aveiro, certo é que Espinho sempre esteve mais próximo do Porto que da capital de distrito. De férias ou em romaria à feira semanal, muitos de nós passearam junto ao mar e percorreram algumas das ruas comerciais da cidade, nomeadamente a nº 62 que, ao contrário de quase todas as outras, não é em linha recta e não faz parte da mítica planta ortogonal que forma quadrículas numeradas imitando Nova Iorque! 

Logo no início dessa artéria, uma antiga estrada que ligava aos Carvalhos conhecida também por Passeio Alegre situada antes da passagem de comboio, fixou-se há cinquenta e oito anos (1963) a loja Japão Rádio que ocupava originalmente os dois espaços comerciais de um edifício típico hoje recuperado. Nos nºs 6 e 10 vendia-se "aparelhagem stereo" incluindo televisões e rádios, gravadores e gira-discos supostamente vindos do Japão e, claro, os complementares discos e cassetes - uma discoteca - como impresso nas duas embalagens a preto e branco que acima reproduzimos posteriores a 1976 por terem já uma referência a um código postal. 

Nos nossos dias, a loja especializou-se em electrónica e relojoaria moderna, principalmente de uma conhecida marca obviamente japonesa, reduzida que está a um só espaço (o nº 10). Quanto aos discos e quejandos, há muito que desaparecerem mas atendendo às muitas vezes que encontramos envelopes idênticos em buscas de vinil, não foram poucas as rodelas vendidas. Só no da menina laroca alguém guardou seis...    

                                     Japão Rádio, Rua 62 nº 6, 4500 Espinho

Sem comentários: