quinta-feira, 7 de julho de 2022

EMMA RUTH RUNDLE, Casa da Música, Porto, 6 de Julho de 2022

fotografia: facebook da Amplificasom
















O disco "Engine of Hell" que Emma Ruth Rundle editou o ano passado é uma tormentosa e intimista viagem ao passado em tonalidades negras que não escondem as feridas, os fantasmas ou as desilusões em formato canção de sofrimento. Esse porto (in)seguro traduziu-se em oito temas entrecruzados de assumida fragilidade que uma qualquer apresentação ao vivo se adivinhava difícil e custosa mas que Emma decidiu, corajosamente, enfrentar. Para o fazer, o cenário instalado destapava o recurso principal e aguçava a expectativa de uma plateia esgotada e compenetrada. 

No palco, um majestoso piano de cauda centrava uma luminância que, inalterável, dificultou a aproximação da artista ao banco do teclado e ao lado do qual colocou um guitarra acústica. Já sentada, confirmou ao que vinha - entre elogios à cidade, que mais à frente se haveriam de estender ao promotor português ou à beleza da sala mais pequena da CDM, o desígnio seria interpretar de princípio ao fim o referido disco, uma tarefa bem diferente da que apresentou em 2017 na cave do Rivoli de guitarra eléctrica em punho e com alguma rebeldia. Os tempos de incerteza requerem agora o regresso ao instrumento de aprendizagem ao qual se atou, desde logo, com "Return", esse safanão de crueza que nos atirou ao chão quando o passamos a conhecer, para só dele se desligar já no encore com "Pump Organ Song", outra tremura que, apesar de não estar incluída no álbum, é um seu prolongamento sentimental. 

Mas o concerto não se quedou por esta camada de encantamento - sempre sentada e respeitando as opções evidenciadas no disco, Rundle foi alternando metodicamente a tal guitarra acústica, que afinou amiúde, para com ela desferir mais alguns golpes de redenção. A este nível, "Blooms of Oblivion" e um cortante "Razor's Edge" haveriam de fixar-nos um curativo emotivo que o silêncio respeitoso da sala adensou na purificação. Se lhe juntarmos a escolha de "Marked for Death" para iniciar o tal encore, mesmo sem sair do lugar por confessada dificuldade de visão (?), será difícil rogar por um melhor serão de dissonância que isto da música, como notado, é também doloroso mas eternamente fascinante...

Sem comentários: