segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O TERNO + JOHN GRANT, Festival Para Gente Sentada, Theatro Circo, Braga, 16 de Novembro de 2019

fotografia: facebook do FPGS














Atendendo ao passado recente de concertos e ao futuro anunciado de regressos, diremos que Tim Bernardes e os restantes parceiros Peixe e Biel, que perfazem o trio paulista O Terno, são já visita da casa. Essa proximidade foi notória desde a entrada em palco, repetindo-se uma disposição sentada - ora nem mais - e informal que presenciamos em Junho passado no ar livre do Parque da Cidade e o já típico trajar cândido. Aproveitando, desta vez, a presença de um grande piano a pensar, certamente, no artista seguinte, surgiram excelentes variações a partir das teclas que então não foi possível ouvir e uma luminância de excepção a fazer realçar os instrumentos, as palavras ou simplesmente a voz mas será de apontar que nem sempre o botão do volume do som é para subir... é que ele também desce, o que em alguns dos trechos fez alguma falta.

O alinhamento não demorou a despertar aplausos e coros ténues em canções como "Pegando Leve" ou "Volta e Meia", exemplares agora mais conhecidos do último "atrás/além" e de onde se retiraram a maioria dos temas. Pena que ao fim de oito canções e quando o concerto parecia estar a ganhar espessura e sabor e, precisamente, depois de dois gostosos pedacinhos mais antigos como "Culpa" e "Volta", se tenha desligado o "forno" com a desculpa rigorosa de "ser um festival" e, como tal, não haver tempo para mais (quarenta e cinco minutos) por entre assobios e aplausos de uma plateia desconsolada. E que tal começar meia hora antes?         

fotografia: facebook do FPGS














Já passaram oito distantes anos desde a estreia de John Grant no Auditório de Espinho em versão na altura quase solitária e, salvo o erro, atenuada pela presença do teclista Chris Pemberton. O regresso, apesar de não previamente divulgado em que formato iria acontecer, repetiu-se na mesma fórmula e parceria. A sala de visitas bracarense sugeria ser, assim, o espaço ideal para um novo expurgo maioritariamente ao piano de uma colecção já notável de canções mesmo que a execução original de muitas delas que Grant trouxe depois ao Porto em 2014 ao lado de uma verdadeira banda tenha o condão de ter deixado um imenso lastro de boas memórias vincadas por orquestrações grandiosas e animada perfomance.

Sorridente, quando já sentado aproximou o microfone para dar sequência ao acorde inicial e se ouviu "your beauty is unstoppable" de "Where Dreams Go to Die" naquela voz inconfundível, estava dado o mote para uma longa e imensa lição pop quanto à composição moderna diz respeito em dezassete andamentos de uma carreira consistente e, assumidamente, arriscada. A duração, exagerada para alguns mas de um efeito narcótico para a maioria, deu oportunidade a pedidos de temas preferidos como foi o dessa maravilha do tempo dos The Czars chamada "Drug" que alguém reclamou alto e bom som a partir da plateia o que se repetiu com "Caramel" ou "GMF" a encerrar o serão antes do encore. De volta, faltava culminar o alinhamento com os suspirados "Sigourney Weaver" e esse clássico íntimo que custa ouvir sem incómodo saboroso que encerra o álbum com mesmo nome mas que não impediu o público de o soletrar alto e bom, sim,  Q u e e n  o f  D a n m a r k , mesmo antes de rebentarem as merecidas palmas!

Sem comentários: