sexta-feira, 21 de maio de 2021

FITAS DE UM TEMPO #02

A presença de um bem disposto Mark Eitzel numa tarde de sábado num centro comercial teve lugar em Matosinhos já lá vão uns bons anos. Foi a primeira vez que tocou num shopping/mall e deve ter sido a última. A oportunidade surgiu aquando da passagem dos então refeitos American Music Club pela Casa da Música para apresentarem "Love Songs For Patriots" de forma sublime e que permitiu uma fugida agradável de véspera ao Fórum FNAC do Norte Shopping para algumas canções e conversa.

Apesar da informalidade, a sessão começou intensa com um Eitzel desleixado no casaco roto sentado à guitarra para quatro grandes temas - "Another Morning", "Only Love Can Set You Free", "Home" e o velhinho "Why Won't You Stay" - entre um irritante mas natural choro e palavreado de um bébé no limite do suportável. Passou-se depois à conversa com Álvaro Costa, momento de descontracção que no caso de Eitzel se afigura sempre imprevisível e perigosamente nonsense - falou-se de Mariah Carey, Dart Vader ou Cat Power, um pedido expresso da plateia muito bem composta, e brincou-se em pose para a fotografia (lá apanhamos o amigo de sempre em acção). 

Um pouco mais a sério, dimensionou-se a importância do amor e da música, da estupidez dos regimes totalitários ou da queda do ocidente entre profecias negativistas. Tempo no final do showcase para "My Pet Rat St. Michael", um até aí desconhecido tema que faria parte do erradamente subestimado álbum a solo "Candy Ass" lançado no mesmo ano, mais uma prova efectiva de resiliência duradoira. You gotta fight for it...

Sem comentários: