sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ED HARCOURT, MONOCROMIAS COLORIDAS!





















Ao longo da carreira de dezassete anos Ed Harcourt têm experimentado, como todos, alguns altos e baixos artísticos que funcionam como aprendizagens mas, acima de tudo, como desafios. O falhanço do álbum "Furnaces" (2017) conduziu-o, nitidamente, a um isolamento introspectivo traduzido na prática no magnífico "Beyond the End" do ano seguinte, um regresso às origens clássicas das teclas singelas de um piano e que, já este mês, tem uma continuidade robustecida.

Na peugada de algumas bandas sonoras que compôs com prazer ("Like Sunday, Like Rain" ou a mais recente para "Supervised"), o novo álbum é propositadamente e inteiramente instrumental num género de pousio que se espera frutífero para futuras letras de canções cantadas. Tal como o anterior, "Monochrome to Colour" foi registado no inspirador Wolf Cabinet de Oxfordshire ao longo dos dez primeiros meses de 2019 e foi produzido pelo próprio com a ajuda instrumental de Clive Deamer, baterista dos Portishead e de Gita & Amy Langley que repetem a colaboração no violino e no violoncelo.

A capa segue propositadamente a mesma linha gráfica mas os videos já disponíveis para três dos doze temas são uma maravilhosa incursão cinematográfica que o título do disco tão bem sugere. O primeiro, para "Drowning in Dreams", foi filmado na Islândia ao lado do fotógrafo e amigo Steve Gullick, uma aventura bizarra e até perigosa na recuperação de uma cabeça de urso embalsamada que escorregou para um ribeiro gelado e quase inacessível... só visto! O último, que foi dado a conhecer no dia de ontem, para "Only the Drakness Smiles for You", tem direcção de outro amigo, Christian Stephan, e aproveita um conjunto de imagens vintage de teor medicinal (?) para nos encantar pela estranheza e, principalmente, pela beleza da composição. Uma verdadeira monocromia colorida!     






Sem comentários: