terça-feira, 22 de setembro de 2020

FLEET FOXES DÃO À COSTA!






















Na semana passada uns misteriosos cartazes afixados em algumas paredes da cidade de Paris fizeram soar os alarmes - algo estaria para acontecer lá para os lados dos Fleet Foxes e com data marcada para o dia de hoje. Trata-se de "Shore", um quarto álbum de originais a coincidir com o equinócio outonal, que abaterá, certamente, algumas das saudades deixadas por "Crack-Up", disco já de 2017 e que pretende ser também um óbvio manifesto socio-politico já que hoje, quarta terça-feira do mês, se celebra pelos E.U.A. o National Vote Registration Day, jornada de reforço e lembrança da importância dos valores democráticos. 

O mentor de sempre, Robin Pecknold, reconhece a sua ansiedade e preocupação constantes vertidas na concepção, composição e registo das canções, na qualidade da sua voz, nas reacções ao novo projecto por parte de amigos, artistas e fãs e até na aparente sorte em fazer aquilo que gosta. Mas desde a chegada da pandemia em Março, estes supostos problemas como que desapareceram do seu dia a dia pela comparação com realidade de um país em derrapagem e uma sociedade em desegregação. A música, afinal, pode ser dispensável e os concertos adiados e sem data para recomeçarem mas, no seu caso, ela continua a ser essencial como uma roda gigante que vai rodando, nestes novos tempos, um pouca mais devagar e de forma mais subtil. 

Para acompanhar o álbum foi gravado um road-movie com o mesmo nome que estreou esta tarde e que pode ser, desde já, visualizado na sua totalidade (55 minutos). Realizado por Kersti Jan Werdal e produzido pelo próprio Pecknold, nele somos transportados para as paisagens do noroeste americano onde nos cruzamos com animais e pessoas que por lá vivem e habitam, uma colagem de imagens notável e pacificadora em formato de 16mm e onde rodam os quinze originais.  

No disco colaboram, entre outros, Hamilton Leithauser, Daniel Rossen (Grizzly Bear), Kevin Morby e até Tim Bernardes que canta em bom português no lindíssimo "Going-to-the-Sun Road" (a propósito, Pecknold reconhece João Gilberto como uma das grandes inspirações para os novos temas ao lado de Nina Simone, Arthur Russell e Sam Cooke). Há ainda um sample de Brian Wilson, uma outra influência, em “Cradling Mother, Cradling Woman”. O disco, em formato de vinil, só estará disponível em Fevereiro em bonita cor avermelhada...



Sem comentários: