sexta-feira, 5 de maio de 2023

CAETANO VELOSO COREOGRÁFICO!

















Desde a sua composição em 1924, o clássico "The Man I Love" de George Gershwin já foi cantado por muitos artistas, de Billie Holliday a Ella Fitzgerald, passando por Kate Bush ou Lana Del Rey, quase sempre uma interpretação no feminino atendendo à letra ser dirigida a um homem amado, o que fez recuar, por exemplo, Frank Sinatra na sua eleição ou gravação. O suposto constrangimento não impediu Caetano Veloso de o escolher para o disco de versões "A Foreign Sound" de 2004, mantendo o original e assumindo a beleza de tudo o que é dito por um sujeito lírico feminino. 

Quase vinte anos depois, estreou no Dia Mundial da Dança (29 de Abril) um video que aproveita essa versão para homenagear a coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), inspirando a dupla brasileira Olga – formada pelos diretores Felipe Lion e Lucas René – a realizar um documento filmado onde se reproduz, num cenário de mar e praia, a coreografia que Bausch criou originalmente para o espectáculo "Nelken (Carnations)", estreado em 1982 e onde o tema de Gershwin foi também utilizado. A nova concepção e perfomance é do actor e coreógrafo Antonio Miano. 

O resultado artístico foi devidamente aprovado por Caetano - “Eu achei o clipe lindo. A imagem refletida na água, a interpretação do dançarino, tudo... É uma peça belíssima sobre o amor. Fez meu canto soar melhor” - recordando o contacto pessoal que teve com Pina Bausch no Brasil durante uma apresentação de um dos seus espectáculos. 

A propósito, Caetano Veloso toca com a sua banda a 14 e 15 de Setembro no Coliseu do Porto. 

Sem comentários: